Mestre Tony

Filho de Antônio Rodrigues Nogueira Neto e Filomena Ribeiro Nogueira, Antônio Rodrigues Nogueira Filho, conhecido no mundo da Capoeira como “Tony”, nasceu na cidade de Serrinha, Bahia no dia 17 de Junho de 1964. Na década de 70, seguiu com a sua família para morar em Salvador. Tony sempre gostou de atividades com o mar, entre elas, o mergulho, a natação, o surf e até mesmo o fluir (skimboard) , que é um estilo de surf, onde é utilizada uma tábua de espessura fina no lugar da prancha lançada na beira do mar.

Na década de 80, “Nogueira” como era chamado no novo trabalho, entra para o Salvamar, onde salvou muitas vidas por mais de 10 anos. A partir daí, teve o primeiro contato com a Capoeira. Tony juntamente com seus companheiros de Salvamar, Orelha, Zambi e Marinheiro entre outros tiveram conhecimento da Capoeira no Pelourinho, mas especificamente na Rua das Laranjeiras Número 1, que continua sendo o endereço da Associação de Capoeira Mestre Bimba. Tendo a frente da academia na época os o senhor José Carlos Andrade Bittencourt , Mestre Vermelho 27, discípulo do Mestre Bimba e Rubens Costa Silva , Mestre Bamba, que da continuidade ao trabalho na Associação firme e forte até os dias de hoje.

Em 1987, inicia a capoeira na Casa 14. Foram muitos anos de treinamento, dedicação, eventos, batizados, viagens e acima de tudo respeito e amor pelo grupo. No ano de 1994 é implementado na Associação de Capoeira Mestre Bimba o sistema de graduação, utilizando as cores das bandeiras do Brasil e da Bahia como referência. Tony e seus companheiros recebem das mãos do Mestre Bamba e na presença do Mestre Vermelho 27, a graduação de professor de Capoeira.
 No ano de 1998 é apresentado ao Grupo Tempo através da A.C.M.B. um grupo de Japoneses que vieram visitar e treinar Capoeira na cidade de Salvador durante um longo período.Entre eles, Lyúta (Ligeirinho), Shotaro (Moleque de Ouro) e Sayaka (Ligeirinha), que no ano de 2003 se filiam ao grupo, surge então o Grupo Tempo Japão. Com uma relação sempre aberta e verdadeira, ao longo de sete anos de filiação, com sete Batizados realizados em Tóquio.
No dia 02 de Julho de 2009, Tony recebe das mãos de Mestre Bamba, a graduação de Mestre em reconhecimento aos muitos anos de trabalho pela capoeira. Hoje, após 23 anos de trabalho e muito suor, o Mestre Tony continua educando e ensinando a seus discípulos a arte da capoeira.